Seu o seu cão costuma esconder seus ossos ou outros objetos, não se preocupe. Este comportamento é totalmente natural.  

Muitas vezes encontramos petiscos, comida e brinquedos escondidos embaixo de travesseiros ou almofadas.

Os cães são animais carnívoros que conservam vários instintos de seus ancestrais, os lobos. É o caso da prática de enterrar coisas, que começou quando os lobos caçavam suas presas e enterravam uma parte delas, para terem o que comer em outro momento. Os animais ainda garantiam uma série de nutrientes a partir dos ossos enterrados, que continham cálcio e minerais que ajudavam na formação dos dentes, no crescimento, na musculatura, na reprodução, entre outros fatores.

Nos dias atuais, os cachorros estão mais acostumados ao consumo de ração, mas ainda tendem a esconder objetos. Mesmo que enterrar coisas não traga nenhuma vantagem para animais domésticos, eles agem dessa forma devido ao comportamento herdado geneticamente de seus ancestrais.

Essa prática pode trazer alguns problemas para a sua convivência com o cachorro, uma vez que cães que enterram ou escondem coisas agem de forma defensiva em relação ao objeto ou alimento escondido. Assim, você corre o risco de ser atacado caso o animal sinta que a sua presença (ou até de outra pessoa) representa uma ameaça.

Além de proteger seu osso ou outro objeto com unhas e dentes, o cachorro pode fazer a maior bagunça na hora de esconder o item. Caso você tenha jardim ou uma área de lazer, seu cão pode estragar essa área tentando enterrar ossos. Para evitar esse transtorno, basta reservar um pedaço do local para que o cachorro faça quantos buracos ele quiser. Ao separar uma parte isolada, seu animal poderá cavar sem danificar o jardim da sua residência.

Se você curtiu esta matéria, compartilhe com seus amigos. Aproveite para curtir nossa Página no Facebook e receba diariamente notícias, dicas e informações sobre o bairro da Granja Julieta e região. Segue a gente no Instagram.

121 

Comentários

Sobre o autor

Criadores do website e revista Granja Julieta.